ÁGUA – é melhor economizar para não faltar (dicas para uso consciente):

No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Com o chuveiro fechado o consumo de água cairá de 180 para 48 litros.

Ao escovar os dentes: Escove os dentes com a torneira fechada e enxágüe a boca com a água de um copo. Assim, você poderá economizar 03 litros de água.

Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte a discarga uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por minuto. Pingando, 46 litros por dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche sempre bem as torneiras.

Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma só vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

Lavar o carro: Evite lavar o carro, só lave em caso de extrema necessidade.

Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar lavar… utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Captar água da chuva é uma ótima alternativa para limpar a casa, lavar o quintal, o carro e regar as plantas. A captação da água pode ser feita por meio de calhas e armazenada em cisternas ou tambores. Convém lembrar que a água da chuva não é própria para consumo humano, pois não passou por nenhum tipo de tratamento.

 

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA:

A água é fundamental para manter a vida no planeta. Ela está presente em vários ecossistemas, e as diferentes formas de vida são dependentes dela.  A importância da água pode ser demonstrada por:

  • Permitir a sobrevivência dos seres vivos.
  • Equilibrar e conservar a biodiversidade.
  • Regular o clima do planeta.

Os seres humanos utilizam a água não só para beber, mas também para realizar uma grande quantidade de atividades. As principais são:

  • Consumo humano: a água é essencial para hidratação, higiene pessoal, preparo de alimentos e limpeza de forma geral.
  • Agricultura: a maior parte da água é utilizada na agricultura (uso de 70% dos recursos hídricos), pois a irrigação das plantações é indispensável para produção de alimentos.
  • Indústrias: a água é utilizada nos processos industriais (responsável por 22% do consumo total), ela é incorporada nos produtos e serve para resfriamento de equipamentos e limpeza dos espaços.
  • Geração de energia: no Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia, o que corresponde a cerca de 90% de toda a produção.

Vale ressaltar que a distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando a ocupação do espaço e o seu aproveitamento pelo homem. Por isso, a gestão adequada da água é de fundamental importância para atender as exigências de ordem sanitária, social e econômica.

Preservar o ciclo vital da água é preservar a natureza. Em muitas regiões da terra, o ciclo natural vem sofrendo muitas alterações. Ao desmatar a Amazônia, por exemplo, interferimos de forma extremamente negativa no ciclo da água. As principais ações para preservar a água são:

  • Não desmatar áreas de mata nativa.
  • Proteger os mananciais.
  • Reflorestar as margens dos rios.
  • Tratar os esgotos.
  • Evitar desperdício/utilizar de forma consciente.
  • Criar áreas verdes nos quintais, calçadas e parques.

A impermeabilização do solo das cidades, intensificada pelo uso do asfalto, cimento e calçamento, reduz a infiltração da água, e consequentemente deixa de abastecer os cursos de água subterrâneos (lençóis freáticos). Muitas cidades precisam dessa água, que é retirada com a perfuração de poços, para atender as suas necessidades. Além disso, a impermeabilização do solo aumenta o risco de enchentes.

A poluição da água representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente. Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, mercúrio e cádmio, empregados nas indústrias e mineração, produzem detritos que são despejados diretamente nos rios, lagos e águas costeiras. Estes detritos podem matar os organismos vivos e se acumular nos tecidos dos peixes e crustáceos. Estes animais fazem parte da cadeia alimentar humana, e a sua ingestão pode provocar graves danos à saúde.

Os agrotóxicos utilizados na agricultura contaminam os rios e lençóis freáticos, e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças, além de poluir o meio ambiente de diversas formas. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta.

A poluição térmica, que é o despejo de água em temperaturas mais elevadas, que as condições ambientes, nos rios, mares e lagos, prejudica a respiração de peixes e outros animais aquáticos, podendo levá-los a morte. Isto ocorre geralmente devido a utilização da água no sistema de refrigeração das usinas nucleares de energia.

Por estes motivos, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável.

Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso zerar o desmatamento, preservar as bacias hidrográficas, recuperar os rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.

 

Fonte imagem: https://www.fazerfacil.com.br/manutencao/dicas-economizar-agua-dinheiro/

Fonte: BATISTA, Carolina. A Importância da Água. Toda Matéria, 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-agua/. Acesso em 16 abr. 2021.

Fonte: 10 Dicas para economizar água. Torneira Clínica, 2015. Disponível em: https://www.torneiraclinica.com.br/blog/10-dicas-para-economizar-agua.  Acesso em: 18 abr. 2021.