De Olho no Ambiente é um programa que aconteceu em 330 comunidades de 17 estados brasileiros. Foram realizadas pesquisas, oficinas e fóruns com objetivo de produzir uma Agenda 21 em cada comunidade envolvida.

Agenda 21 é um documento feito para planejar o futuro. No processo de sua construção, os moradores de determinado local são convidados a levantar os problemas e a pensar em soluções tendo em vista a busca por uma sociedade mais justa que conserva a natureza para as próximas gerações.

A elaboração de uma Agenda 21 também é um exercício de democracia e uma forma de fortalecer as amizades e parcerias entre os moradores, já que toda a comunidade participa e toma decisões.

Sendo uma iniciativa da Petrobras, as comunidades incluídas no Projeto localizam-se todas próximas de alguma instalação da empresa.

A Pró Rio Grande participou deste projeto através da educadora Andréia Faraoni Freitas Setti, responsável pelos bairros Parque São Bernardo e Jardim Silvina, no município de São Bernardo do Campo/SP, fruto da parceria estabelecida com o Instituto Ecoar para a Cidadania.

Veja fotos do projeto: