Agenda 21 da Pedreira é um processo de planejamento participativo, realizado no Bairro da Pedreira, localizado em Rio Grande da Serra/SP, que promove a implantação de um Fórum Local de Agenda 21, composto por governo e sociedade civil. O Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum é definido também as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão dos projetos e ações.

O processo da Agenda 21 Local da Pedreira teve início em 2008 com o evento denominado “I Ciranda 21 do Grande ABC”, que teve a realização de várias atividades recreativas e educacionais.

Em parceria com lideranças locais, o processo visa o envolvimento da comunidade na busca de melhorias para o bairro. Assim, utilizou-se a metodologia “passo a passo”, proposta pelo Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, composta por seis etapas:

1º Passo: mobilizar para sensibilizar governo e sociedade;

2º Passo: criar um Fórum de Agenda 21 Local;

3º Passo: elaborar um diagnóstico participativo;

4º Passo: elaborar um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável;

5º Passo: implementar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável;

6º Passo: monitorar e avaliar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

De posse das informações reunidas no Diagnóstico Socioambiental do bairro, realizado em 2011, começamos a discutir com a comunidade a melhor maneira de executarmos as futuras ações.

A reforma do Clube da Pedreira, que foi construído no início da década de 1930, surgiu como uma demanda prioritária no Diagnóstico Socioambiental. Desde então, estamos trabalhando junto a comunidade para a revitalização do Clube, pois o mesmo tem um relevante valor histórico e cultural para a região.

Em 2014, realizamos o “SARAU CAMINHO DAS ÁGUAS”, ás margens do Reservatório da Rio Grande. A renda do evento foi revertida para a reforma do Clube da Pedreira.

Acesse o Diagnóstico Socioambiental da Pedreira clicando no botão abaixo:

 

 

Localização (Fonte: http://www.ibge.gov.br)

 

 

Localização de Rio Grande da Serra (Fonte: https://maps.google.com.br/)

Foto Aérea de Rio Grande da Serra (Fonte: https://maps.google.com.br/)

 

Referências:

http://www.riograndedaserra.sp.gov.br

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://www.mma.gov.br