RIO TIETÊ – quem te viu, quem TV!

Com este título, a artista plástica Alessandra Ferraz quer despertar um novo olhar para este velho e poluído conhecido da cidade de São Paulo, mas tão naturalmente transparente em sua nascente, em Salesópolis: o rio Tietê!
Depois de uma bem sucedida exposição no Museu e Oficina Cultural do Parque Ecológico do Tietê, que iniciou-se em 22 de setembro – dia de aniversário do Rio Tietê – , a exposição desta artista plástica que é da Zona Norte da cidade de SP, terá o coquetel de abertura e bate papo para convidados em 31 de outubro de 2012, às 20h e acontecerá no SENAC Santana, à Rua Voluntários da Pátria, n° 3167.
Suas cores são variadas! Suas combinações, inusitadas!
Seus estilos, experimentais! Sua arte, inesperada!
Alessandra Ferraz, artista plástica e arte-educadora graduada pela FAMOSP – Faculdades Mozarteum de São Paulo – com diversos cursos em Arte e formação em Educação Transdisciplinar pela UMAPAZ, tem seu principal trabalho artístico focado em reutilização de materiais: jornais velhos viram telas e objetos de decoração, restos de tecido transformam-se em arte. Em suas contínuas pesquisas sobre materiais, desenvolveu e aprimorou uma técnica de pintura com tinta atóxica e orgânica em jornais e todos os tipos de papeis reciclados, cuja apresentação final parece pedra natural, denominada massarokaEla é a primeira artista plástica brasileira a trabalhar integralmente o conceito de sustentabilidade na criação de sua arte: reutilização e reciclagem de materiais e pigmentos orgânicos free VOC. Em sua atividade como arte-educadora da Associação Horizontes dentro da Fundação CASA, transmitiu aos jovens internos, as técnicas para geração de renda através da reutilização de resíduos, de forma criativa, bela e prazerosa. Sua maior satisfação durante o trabalho como artista plástica é observar os resíduos em seus formatos originais, imaginá-los e transformá-los em novas peças, úteis, criativas e exclusivas, e conduzir com sua arte, as pessoas à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e compreensão da sustentabilidade, através da reutilização e reciclagem de resíduos. Em suma, uma arte lógica e com inesperada sensibilidade!
Nesta exposição Rio Tietê – Quem te viu, quem TV! a artista quer transmitir a ideia de sua arte sobre o rio Tietê, sob a perspectiva da televisão – a mídia que se faz mais presente na vida das pessoas ao longo dos anos. Por isso, em vez de moldura tradicional das telas, haverá o formato tão conhecido, como se a arte saísse de dentro da tela da televisão, desde a década de 20, ainda em preto e branco, década de 50, em cores, até os dias atuais, com a presente tecnologia do século XXI, e o que sonhamos para o Rio Tietê, o que é possível fazer se houver a necessária vontade política para realizar o bem comum.
A exposição da artista plástica Alessandra Ferraz terá a curadoria de Morgana Cruz (coordenadora do Grupo Sustentável Mais, idealizadora do projeto Virando do Avesso e curadora da exposição coletiva “Nem Tudo Acaba em Pizza”), os apoios culturais do Instituto Mais, Cultura de Sustentabilidade e Arte Green Studio Design, e estará aberta à visitação pública gratuita no SENAC Santana de 1° a 12 de novembro de 2012, no horário das 09 às 21h, de segunda à sexta.
Mais informações sobre a exposição em www.celyrodrigues.blogspot.com.br
Site da artista plástica Alessandra Ferraz => www.wix.com/alessandra-ferraz/0703
Informações para imprensa, produção executiva e patrocínios:
Sandra Carvalho Fonseca (11) 2953.3135 / 9 7183.1326 – carvalhofsandra@hotmail.com
Alessandra Ferraz (11) 2372.4551 | 9 9724.8891 – alessandra_ferraz@yahoo.com.br