Nossos hábitos de consumo afetam diretamente o meio ambiente, e atualmente consumimos mais recursos do que a capacidade de renovação da Terra. Precisamos urgentemente diminuir o ritmo de consumo e criar um novo estilo de vida para salvaguardar a disponibilidade de água, ar puro e alimentos, que são elementos fundamentais para a nossa sobrevivência. Para isso:

  • Evite agir por impulso! Compre estritamente o necessário e aprenda a viver com menos;
  • Procure comprar produtos de qualidade, que duram mais, para evitar o desperdício;
  • Dê preferência para produtos locais, assim reduzimos o impacto negativo do transporte no meio ambiente;
  • A procedência do produto que você está comprando é muito importante. Verifique os meios de produção dos fabricantes, por exemplo: adota processos sustentáveis, oferecem embalagens ecológicas, ou, polui o meio ambiente, utiliza mão-de-obra infantil etc.
  • Ao cuidar bem dos produtos que compramos, aumentamos a vida útil dos mesmos e consequentemente, reduzimos a necessidade de comprar novos bens.
  • O reaproveitamento de materiais é de fundamental importância para poupar dinheiro e recursos naturais. Sendo assim, reaproveite tudo que for possível.

Nossa contribuição é de extrema importância para garantir a sustentabilidade da vida no Planeta. Por isso, devemos promover mudanças nos hábitos de consumo, adotar um estilo de vida mais simples, menos consumista, para reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

 

Fonte imagem: http://tantolixotantoluxo.blogspot.com/2015/09/consumo-consciente.html