Os recursos naturais são os elementos disponíveis na natureza, que por sua vez, suprem as necessidades básicas dos seres vivos, além de serem utilizados pelo homem na construção e desenvolvimento das sociedades. Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais renováveis e os recursos naturais não renováveis.

Recursos Naturais Renováveis

Esse tipo de recurso natural pode ser inesgotável, como a luz solar e os ventos ou pode ser aquele que possui capacidade de renovação pela natureza, como a água.

Recursos Naturais Não Renováveis 

Os recursos considerados não renováveis são limitados na natureza, por exemplo: petróleo, minérios,  gás natural etc. Nesse caso, o “tempo” torna-se um fator essencial de classificação, visto que os recursos não-renováveis são consumidos de maneira mais acelerada em comparação ao tempo que levam para se formarem na natureza.

 

CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

  • Recursos Biológicos: são recursos naturais de origem animal e vegetal presentes no globo terrestre, por exemplo: as florestas, que são consideradas recursos renováveis da natureza e fornecem matéria-prima para diversas atividades humanas, sendo utilizados na indústria farmacêutica e têxtil, na construção de moradia, na fabricação de móveis, no fornecimento de alimentos etc.
  • Recursos Hídricos: são recursos renováveis provenientes da água superficial (rios, lagos e oceanos) e subterrânea (aquíferos e lençóis freáticos) do planeta, utilizados na agricultura, indústria, geração de energia e consumo humano.
  • Recursos Energéticos: são os recursos que fornecem energia, como: carvão mineral, petróleo (gasolina e óleo diesel), gás natural, urânio (energia nuclear), água (hidroelétrica), sol (energia solar) e vento (energia eólica). O petróleo também é utilizado na fabricação de plásticos, borrachas, solventes etc.
  • Recursos Minerais: recursos não-renováveis de ordem geológica, composto pelos minerais (ferro, manganês, alumínio, cobre, estanho, grafite, níquel, titânio, ouro, diamante etc.), sendo utilizados, por exemplo, na fabricação de carros, ferramentas, cabos elétricos etc., e as rochas (areia, cascalho, argila, calcário, granito, mármore etc.), que são muito usadas na construção civil.

 

EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Ações como a extração desenfreada de recursos naturais, desmatamento, queimadas, poluição da água, solo e ar, são potencializados pelos processos de industrialização, urbanização, agricultura e pecuária. Tudo isso têm aumentado os impactos ambientais, afetando direta e indiretamente nossos ecossistemas.

Como consequência, temos a extinção de diversas espécies (animais e vegetais), bem como o esgotamento de recursos limitados oferecidos pelo planeta, denominados de não-renováveis.

Observe que mesmo os recursos considerados renováveis na natureza, como a água, devem ser explorados de maneira sustentável pelo homem. Portanto, se a consciência ambiental humana não estiver voltada para a importância de preservação de tais recursos, o planeta entrará em colapso em breve.

Situação como o derretimento das geleiras, consequência do aquecimento global, efeito estufa, inversão térmica e chuva ácida, tem demonstrado a gravidade do problema ambiental que logo teremos de resolver, se nos for possível.

 

Fonte imagem: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/recursos-naturais.htm

Fonte: Recursos Naturais. Toda Matéria, 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/recursos-naturais/. Acesso em 21 abr. 2021.